Colunistas
Publicado em 16 d Novembro d 2018

Viagem (continuação)

por Luiz Chamadoira

1 - Londres

Partimos do Aeroporto de Cumbica por volta da meia-noite e depois de dez horas de uma viagem muito tranquila, em que foi possível até mesmo dormir, chegamos a Londres mais ou menos às quinze horas (dez horas no Brasil por causa do fuso horário). Hospedamo-nos num hotel bem modesto, sem muito luxo porque o custo de vida em Londres é bem caro. Uma libra vale aproximadamente cinco reais e vinte centavos
A umas duas quadras do hotel tem uma estação de metrô que nos de onde onde poderíamos ir aonde quiséssemos. Fiquei admirado com o sistema do metrô de Londres. Muito organizado com estações muito maiores que as de São Paulo, possibilitava irmos a qualquer ponto da cidade, mesmo os mais distantes do centro. Próximo do hotel há também bons restaurantes. Como não gostávamos da comida de Londres, decidimos nos alimentar com comida italiana. Em Londres há diversos restaurantes italianos Saboreávamos massa e mais massa. Canellonne, lasagha, capucchinoetc.. À noite contentávamo-nos com um sanduíche. No hotel tinha um café da manhã que não era nenhuma maravilha, pois não tinha frutos, mas era suficiente para nos deixar satisfeitos.
Depois de tomarmos café, sem perder muito tempo, pois ficaríamos apenas cinco dias em Londres e tínhamos que ver muitas atrações, nos dirigíamos para a estação de metrô.
Estava chovendo quando chegamos em Londres e a chuva continuou depois, Mas ela não nos obrigava a permanecermos dentro do hotel. Compramos guarda-chuvee láiamos nós ver as atrações turísticas que pretendíamos.
Na primeira manhã, fomos à Galeria Nacional, que é chamado de Louvre de Londres, onde vimos quadros dos mais famosos pintores do mundo e depois fomos conhecer o palácio de Bukingham, a residência oficial da Rainha Elizabeth na frente do qual ocorre a troca da guarda do Palácio. Mas chegamos atrasados e não pudemos assistir à troca da guarda, que é uma atração turística muito procurada. Esse palácio é muito bonito e se localiza próximo a amplas avenidas e praças todas arborizadas.
Ainda de manhã deu tempo para a gente ir ao Museu Britânico onde pudemos apreciar a história da humanidade. Observando objetos artísticos que pertenceram a países muito antigos como Egito e Grécia.
No segundo dia em Londres a chuva parou e o sol apareceu. Aproveitamos então para fazer um passeio ao ar livre, ou melhor dois. Fomos passear de barco no Rui Tâmisa e depois numa roda gigante, a famosa London Eye. O passeio de barco é no Rio Tâmisa. Nesse barco cabiam umas trinta pessoas que, sentadas num banco, podiam apreciar belas paisagens, inclusive palácios, belas igrejas e outras belas construções. Do barco era possível avistar o Big Ben, uma famosa torre com relógio, no centro de Londres, que fica no Palácio de Westminster, onde se localiza o Parlamento do Reino Unido. Infelizmente, o Big Ben estava todo recoberto por estar sendo reformado. Nosso passeio de barco durou mais ou menos uma hora. Adoramos o passeio.
Depois do passeio de barco, como o tempo estava bom e e não estava mais chovendo, decidimos ir até a London Eye, um local onde existe uma imensa roda gigante, om cerca de umas cabines enormes, de onde era possível ver belíssimas paisagens. Em cada cabine da roda gigante cabiam mais ou menos vinte pessoas que se divertiam muito vendo de cima do Rio Tâmisa paisagens muito bonitas.
Depois que voltamos dos nossos dois passeios, como o sol voltou a desaparecer e começou a chover de novo, decidimos voltar para o hotel.
Nos dias seguintes fomos a várias igrejas, todas muito belas, e a diversos museus e palácios que nos deixaram deslumbrados tal a beleza do que havia dentro deles. Fomos também à Torre de Londres, um palácio histórico de sua Majestade, na margem norte do Rio Tâmisa , que abriga as joias da Coroa. Lá é possível admirar joias utilizadas pela família real, como coroas de ouro, prata e diamante, colares, pulseiras, brincos etc.
Demos depois mais alguns passeios e a nossa viagem a Londres infelizmente acabou.
Foram maravilhosos os cinco dias que fiquei em Londres. Todas as belezas que vi ficarão com certeza marcadas para sempre em minha memória.
Preparamo-nos então para viajar a Porto (Portugal).


Publicado em 09 d Novembro d 2018

VIAGEM

por Luiz Chamadoira

Introdução
O assunto da coluna desta semana e de algumas outras próximas, meus caros leitores, é a viagem de duas semanas que fiz à Europa, junto com meu irmão Marco Antônio. Por isso deixei de postar textos em minha coluna de algumas semanas atrás. Ficamos cinco dias em Londres, três dias no Porto (Portugal) e três dias em Pontevedra (Espanha.) Fomos ainda a Santiago de Compostela (Espanha, onde permanecemos uma tarde.
Não precisei me preocupar com nada que dizia respeito aos custos da viagem. Meu irmão se encarregou de tudo: compra das passagens de avião, pagamento de hospedagem em hotéis, roteiro a ser seguido na viagem etc.
Foi tudo maravilhoso. A ida foi de mais ou menos dez horas. Nem o medo de ocorrer um acidente com o avião e eu partir desta vida perturbaram minha tranquilidade. A viagem de volta durou duas horas a mais porque um passageiro adoeceu alguns minutos depois da partida e o avião teve de voltar ao aeroporto, onde foi aguardada a chegada de uma ambulância para que o doente fosse socorrido.
Que delicia sair deste país ainda que por pouco tempo! Foi entre o primeiro turno e o segundo turno das eleições presidenciais. Partimos no dia 13 e retornamos no dia 27 de outubro.
Tenho muitas coisas para lhes contar, meus caros leitores,a respeito das cidades onde ficamos,
Começarei a fazer essa narrativa a respeito dessas cidades na coluna da semana que vem. Londres será a primeira cidade a ser focalizada.


Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001