Colunistas
Publicado em 07 d Outubro d 2010

Vacinas e vacinações em cães e gatos

por Fabio Oberdan Capuani

Você já deve ter se questionado algumas vezes sobre a vacinação de seu animal... Quando devo vacinar? Só existe vacina de campanha? Quádrupla, quíntupla, V8, V10...?
Pois é, há muitas informações que explicarei abaixo.
PARA CÃES:
Normalmente a primeira dose de vacina deve ser feita entre 45 e 60 dias. Há necessidade de reforços entre 21 e 30 dias, podendo variar de 2 a 5 doses, dependendo da raça, circunstância e da vacina utilizada. Após esta fase inicial devemos fazer reforços anualmente das vacinas, exceto para leptospirose (normalmente reforço em 6 meses para regiões de risco).
As vacinas disponíveis no mercado são:
· V8 ou V10 – Adenovírus, parainfluenza, parvovirose, cinomose, coronavirose, hepatite,  leptospirose (2 ou 4 “tipos”)
· Gripe
· Giárdia
· Leishmaniose
· Leptospirose (separada da V8 ou V10)
· Raiva
PARA GATOS:
A primeira dose deve ser feita aos 2 meses de vida e reforços com intervalos de 30 dias. Após está fase, também devemos fazer reforços anuais.
As vacinas disponíveis são:
· Quádrupla ou V4 – Clamídia, calicivirose, panleucopenia, rinotraqueíte
· Quíntupla ou V5 – Clamídia, calicivirose, panleucopenia, rinotraqueíte, leucemia
· Raiva
As informações acima não são regra e, cada médico veterinário usa o seu protocolo de vacinação.
Consulte sempre um médico veterinário.


Publicado em 07 d Outubro d 2010

Zoonoses

por Fabio Oberdan Capuani

Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem e vice-versa. Existem várias doenças em cães e gatos que são zoonoses e, portanto devemos estar alertas para elas.
A seguir descreveremos aspectos básicos de algumas destas doenças:
Raiva: Uma zoonose bastante conhecida, pois existe a campanha de vacinação promovida pelo governo. O paciente (animal ou humano) apresenta problemas em sistema nervoso, onde um deles é dificuldade para engolir. Por isso dizem que o animal com raiva baba e tem pânico de água.
Leptospirose: Conhecida também como doença do rato, pois o agente que causa a doença é eliminado através de sua urina. Pode ocasionar problemas no fígado, rins e também problemas reprodutivos como abortamentos.
Giardíase: Ocasiona quadro de diarréia intermitente ou crônica e ocasionalmente vômito. Podemos nos infectar através do contato com a agente (giárdia) presente nas fezes e água contaminada.
Toxoplasmose: Podem apresentar febre, dores em musculares e em articulações, dores de cabeça e alterações visuais, por comprometimento da retina (camada que reveste a face interna e posterior do olho). A forma de infecção é através da ingestão de carne crua, frutas e legumes mal lavados e contato de fezes contaminadas.
Leishmaniose: Transmitida através da picada de um mosquito (Phlebotomus) que pode levar infecção, acometendo pele, fígado, baço, rins, olhos e articulações. Está zoonose já está presente em vários municípios do estado de São Paulo.
Consulte sempre um médico veterinário


Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001