Colunistas
Publicado em 01 d Junho d 2017

Ex-presidente aconselha cuidado com as selfies

por Luiz Gonzaga Neto

DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO

Cuidado com as selfies, aqueles autorretratos que hoje todo mundo – ou quase todo mundo -
faz. O conselho foi dado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, o 44º, Barack Obama, que também falou sobre as redes sociais, em conversa com estudantes da University of Chicago. Bem-humorado e à vontade nesse ambiente da elite intelectual americana, ele primeiro perguntou, o que soou como tortura, o que havia de novo no país desde sua saída do cargo em janeiro.
Obama falou sobre muitos temas importantes, de sua carreira política ao futuro da América, mas ao fim do discurso acrescentou alguns “drops” sobre a “arte de fazer selfies”, após membro do painel perguntar ao ex-presidente sobre sua visão a respeito do impacto dos posts da mídia social sobre os jovens.
Como um pai protetor, ele replicou com um alerta: “Em termos de como lidar com o fato de que você cresce, aprende, muda e se envolve com toda espécie de coisas, o problema agora com a internet é que aquele passado sempre estará lá. E a única saída é pensar em se apropriar dele, em assumi-lo”.
“Se tivéssemos fotos de tudo o que fiz quando estava no colégio, eu provavelmente não teria sido presidente dos Estados Unidos”, brincou Obama. “Assim, aconselho a todos vocês para que sejam um pouco mais circunspectos sobre suas selfies e sobre o que costumam fotografar”. Mais uma vez, o ex-presidente citou o receio de que a tecnologia e as mídias sociais nos confinem às nossas próprias bolhas.
“Se esta geração está obtendo toda sua informação dos celulares, você realmente não terá de confrontar as pessoas que têm diferentes opiniões ou uma diferente experiência ou perspectiva. Se você é liberal, lê notícias em sites e publicações que tenham essa linha de pensamento”, acrescentou Obama, descrevendo o isolamento dos grupos sociais, de acordo com crenças e ideologia.
O ex-presidente reafirmou sua proximidade em relação à juventude. Enfatizou que seu foco é ajudar a próxima geração – que considera como astuta, tolerante, reflexiva e empreendedora – a se preparar para exercer papéis de liderança e mudança no mundo. Se isso acontecer, estaremos bem, comentou.
Não por acaso, a mídia americana séria e tradicional lamenta a perda desse presidente de nível, sentindo saudade: “Oh Obama, we missed you so”.


Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001