Publicado em 08 d Outubro d 2014

BIT!, um festival de fotografia diferente

Começa sábado, 11 de outubro na Incubadora de Artistas

Imagem.

Será realizada neste sábado, 11 de outubro, às 20 horas, a abertura do BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas. Com a proposta de mostrar a fotografia fora de seu suporte tradicional, o festival ultrapassa os aspectos estéticos da fotografia tecnicamente impecável, levando ao público imagens inusitadas para provocar a emoção e a reflexão dos visitantes da mostra.

Fotografia contemporânea
É verdade que a fotografia foi criada com o objetivo de reproduzir o mais fielmente possível a realidade. Atualmente, no entanto, artistas e pessoas comuns usam esse recurso não apenas para mostrar um evento ou ilustrar uma história extraordinária, mas também para provocar uma reação, um sentimento, transmitir uma mensagem. A facilidade de acesso à tecnologia digital acelerou ainda mais esse processo e é muito fácil perceber, especialmente através das redes sociais, que tudo é fotografável. Até mesmo um acontecimento comum do cotidiano pode estar carregado de poesia, de significado, dependendo da sensibilidade e senso de oportunidade do fotógrafo, muito mais do que de fatores estéticos. A representação e a criação tomaram conta do universo da fotografia contemporânea, tornando-o ainda mais rico e interessante.

O que é BIT!
Abreviação para dígito binário ("binary digit", em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida.

O que você poderá encontrar no Festival BIT!
Imagens que intrigam, emocionam, levam à reflexão, à livre interpretação, ao questionamento. Fotos manipuladas ou não, mas com forte apelo criativo. A ideia é fazer o público enxergar a fotografia além dos padrões convencionais , com o desafio de explorar novas ideias.
Com esta iniciativa, a Incubadora pretende aumentar o número de apaixonados pela fotografia e ampliar o universo de possibilidades a quem já é da área, através da pesquisa de novos materiais ou apenas novos conceitos. Sair da zona de conforto e mostrar novas ideias é o desafio do BIT!
Participam do festival Ana Sabiá, Alvaro Severo, Ariela Bueno, Cauê Diniz, Coletivo Fuera, Geraldo Markes, Igor Spacek, Ilana Bar, Jaime Scatena, Junior AmoJr, Nelson Toledo, Vitor Carvalho e o Clube Atibaiense de Fotografia, que contará com sala especial em homenagem ao fotografo atibaiense Tite Zambeli.

Como participar
Além da exposição que ocorre na sede, a Incubadora promoverá a projeção de imagens pelas ruas da cidade de Atibaia, uma vez por semana, até o final do festival. Os interessados em ter suas fotografias expostas têm até o dia 17 de outubro para enviar 5 fotos de sua autoria, com temática livre, para o e-mail contato@incubadoradeartistas.com.br. No assunto da mensagem deverá constar o nome completo ou artístico do fotógrafo, junto com “projeções noturnas”.
O Festival BIT! fica em cartaz de 11 de outubro a 7 de dezembro, na sede da Incubadora de Artistas, em Atibaia. Endereço: Praça da Matriz, 78 – Centro. De quarta a sexta das 13 às 19h e sábados e domingos das 15 às 20h. Outras informações pelo telefone 11-2427 5345.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001