Publicado em 24 d Dezembro d 2010

Orquestra de Viola foi até Promissão e volta a se apresentar em janeiro

Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia faz apresentação vibrante no Centro de Convenções e marca nova etapa de sua trajetória. OVBA também se exibiu em Promissão.

Apresentação da Orquestra de Viola

Acostumados a assistirem a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, novo nome da Viola Caipira, com o uniforme no tom areia, o público se deparou na noite do último dia16 com uma orquestra vestida com a cor da terra, uma terra vermelha viva, para mostrar e identificar-se com a sua nova fase. O show no Centro de Convenções Victor Brecheret marcou o início da nova denominação da OVBA, no ano em que comemora meia década de existência e divulgação da viola, um dos instrumentos que melhor representa a nossa brasilidade.
A novidade não ficou só no uniforme. O maestro Agnaldo Villaça e seus 34 violeiros – pessoas de diferentes idades e profissões unidas pelo amor à viola – envolveram a plateia com seu novo repertório recheado de canções da Música Popular Brasileira. O show “MPB nas 10 Cordas” contou com a primeira parte do programa dedicado às canções mais famosas do gênero raiz. Depois, a MPB deu o seu tom, com recriações de músicos como Ivan Lins, Caetano Veloso, Fagner, Paulo Sérgio Valle, Zé Ramalho, Alceu Valença, Sá & Guarabira, Dori Daymmi, Milton Nascimento, Paulinho Nogueira, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil, entre outros.
Antes de cada apresentação, o maestro contou uma pequena história sobre a criação de cada música. “Pesquisei muito para poder informar o público sobre o conteúdo que selecionamos para tocar. Foram mais de sete meses de ensaio e o resultado foi surpreendente. Essa mudança proporciona um mergulho mais profundo no contexto do mundo cultural e da arte da viola”, disse Villaça.
Com a participação de Lourdes Degani no acordeon e Nelson Cardoso no kajon e zabumba, além do set de percussão da OVBA e o contrabaixo feito por Villaça, o espetáculo deu ênfase na pulsação e na harmonia da Orquestra. “É importante enfatizar, além dos aspectos musicais que se alteraram com estilo, a abrangência de nosso repertório e o amadurecimento na questão estética de cenografia”, afirmou o presidente da OVBA Roberto Moraes.
No dia 9 de dezembro, os ingressos se esgotaram em poucas horas. De acordo com Villaça, o fato firmou ainda mais a necessidade de, no próximo ano, realizar mais apresentações do show de fim de ano da OVBA. A apresentação da OVBA teve patrocínio e apoio do Hospital Novo Atibaia/AMHA- Planos de Saúde, Colégio Atibaia, MasterImplant-Odontologia especializada, Zanoni Imóveis, Prefeitura de Atibaia, Mercantil Fernão Dias, Dança Sênior, Organização Contábil Doni, Hidrautec, Imóveis & Cia-Jarinu, Cacá Pompeu, Luiz Gonzaga Neto e Cintra Engenharia.
Em Promissão - As exibições de 2010 da OVBA se encerraram no dia 18 de dezembro na cidade de Promissão (SP), cerca de 560 km de distância, onde a orquestra divulgou o nome de Atibaia. O show, na praça central, uma promoção da Casa de Cultura e Cidadania, contou com repertório recheado de clássicos da música raiz e com as novas canções arranjadas pelo maestro Villaça, que foram apresentadas no “MPB nas 10 Cordas”.
“Recebemos um carinho muito forte em Promissão. O show contou com muita interação do público, que lotou o local para nos prestigiar. Figuras políticas do município e região também estiveram presentes. É muito gratificante encerrar o ano com apresentações tão especiais”, salientou Villaça.
Já no início de 2011, no dia 7 de janeiro, a OVBA se exibirá no Revelando São Paulo Entre Serras - 4º Festival da Cultura Paulista Tradicional, às 20h. Para mais informações e para contratar a OVBA, ligue para (11) 9787-0795.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001