Publicado em 23 d Fevereiro d 2011

Vitor Carvalho publica pesquisa visual ganhadora do Prêmio Marc Ferrez

Marta Alvim

Convite.

Um colecionador de retratos, cujo olhar apurado enxerga a história dos personagens por detrás da imagem, e ao mesmo tempo vê na imagem a possibilidade de criação de histórias visuais. Nesta linha poética e de rara sensibilidade, o artista Vitor Carvalho lança o livro fotográfico “AR”, no dia 26 de fevereiro, às 20h, no Centro de Convenções Victor Brecheret.
A publicação é resultado da pesquisa fotográfica iniciada em 1992, na qual estão retratados personagens populares que povoaram o imaginário do artista durante os últimos 20 anos. Este trabalho documental/artístico, ganhador do XI Prêmio Funarte de Fotografia “Marc Ferrez”, um dos mais importantes do País, busca trilhar um caminho da fotografia que invade e extrapola o tempo, propõe contextos, destaca a figura humana como uma representação de sentimentos e histórias, que podem ser de habitantes de qualquer parte do mundo.
“Comecei a fotografar as pessoas porque sempre gostei da modalidade retrato, que é uma categoria presente em todas as épocas da História da Arte, e, principalmente, pela necessidade de registrar as figuras populares da minha cidade, pois muitas cairiam no esquecimento. Na verdade são pessoas que de alguma forma contribuíram para a formação do meu repertório artístico e pessoal” explica o artista.
O prefácio é assinado por Paulo Klein, crítico e fotógrafo de arte, membro da Associatione Internationale Des Critiques D’Art (AICA) para quem Vitor Carvalho é um artista consciente do momento que vive a Arte Contemporânea no qual a Fotografia tem papel de destaque. O artista apresenta um trabalho consistente, que encanta pelo resultado plástico (que muitas vezes remete às técnicas antigas), e guarda em seu desenvolvimento pensamentos fundamentais da Cultura Atual. “Com este livro e as obras aqui selecionadas, resultado de experiências, trabalhos acadêmicos e ‘brincadeiras’ na solidão de seu estúdio, Vitor Carvalho prepara fôlego para inserir-se entre o primeiro time de fotógrafos autorais brasileiro” destaca Klein.
O reconhecimento nacional desta pesquisa na categoria “Documentação fotográfica/registro das transformações do cotidiano na sociedade” tornou possível a materialização desta bela obra e revela grandes surpresas: “folheiem com atenção cada página deste livro, voltem mais vezes aos retratos que mais lhe tocarem e sempre descobrirão novos nuances, outras revelações, numa satisfação que apenas a arte de boa qualidade oferece”, convida Klein.
Vitor Carvalho nasceu em Atibaia, e desde muito cedo se interessou pela Fotografia. É formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com especialização em Arte, Cultura e Educação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e mestrando em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há 14 anos atua no mercado de fotografia publicitária profissional, e nos últimos 10 anos tem se dedicado ao ensino da arte em renomadas instituições, entre elas, ECA-USP, Academia Brasileira de Artes, Foto Cine Clube Bandeirante, Escolas Cefi, Terra Brasil e Faculdades Atibaia (FAAT).
Seu talento, no entanto, não se resume à arte fotográfica, Vitor transita por diferentes linguagens, como Artes Visuais, Teatro, Vídeo, Desing Gráfico, Arte Digital, Produção e Marketing Cultural e Intervenções Urbanas. Recentemente foi convidado para dirigir o Festival Internacional de Contis (França), e o resultado foi tão surpreendente que surgiram novos convites para levar suas intervenções artísticas para outros países.
A publicação da pesquisa é uma realização da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Ministério da Cultura e conta com apoio cultural da Usina Visual. O livro poderá ser trocado por uma lata de leite em pó. Local: Centro de Convenções Victor Brecheret, Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – Atibaia.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001