Publicado em 17 d Agosto d 2010

Teste da Orelhinha é aplicado em recém-nascidos da Santa Casa

Trata-se do método mais moderno para o diagnóstico de problemas de surdez nos recém-nascidos.

Exame de Emissões Otoacústicas ou Teste da Orelhinha.

Todos os bebês nascidos na Santa Casa desde o último mês de abril já vem passando por um procedimento fundamental para o desenvolvimento da criança: o Exame de Emissões Otoacústicas ou Teste da Orelhinha.
O exame é realizado por fonoaudióloga, na própria maternidade, antes da alta hospitalar. É rápido, indolor, não apresenta contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê. Consiste em colocar um microfone no conduto auditivo do bebê quieto ou dormindo e tem duração de cinco a 10 minutos.
Pesquisas recentes provam que o diagnóstico e intervenção precoce do bebê surdo, isto é, antes dos seis meses de idade, proporciona a este bebê desenvolvimento de linguagem muito próximo ao da criança ouvinte. A intervenção tardia, que acontece por volta dos três, quatro anos, momento em que os familiares começam a notar que a criança não responde aos estímulos, acarreta prejuízos irreversíveis ao desenvolvimento do bebê. Além do atraso ou impossibilidade de falar, estes problemas afetam também as áreas emocional, social e cognitiva.
O teste da orelhinha ainda é pouco divulgado, mas devido à sua importância, já existem leis estadual de 2007 e municipal de 2005, esta de autoria do prefeito Dr. José Bernardo Denig, que na época atuava como vereador. A lei no âmbito federal foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 3 de agosto, tornando obrigatória a realização gratuita do exame em todos os hospitais e maternidades.
Além do teste da Orelhinha, outros exames são aplicados nos bebês na Santa Casa: o Teste do Pezinho e o Teste do Reflexo Vermelho, ou do Olhinho.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001