Publicado em 11 d Dezembro d 2010

Orquestra de Viola tira o “caipira” do nome e explica com show

Estamos falando da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, o novo nome da Viola Caipira

Villaça fez um mapa mental de cada música, com informações saborosas sobre a composição e os autores. A primeira parte do programa será dedicada às canções mais famosas do gênero "raiz", que o público pede em todas as apresentações. Depois, a MPB dará o tom, com criações e recriações de Ivan Lins, Caetano Veloso, Fagner, Paulo Sérgio Valle, Paulo Tapajós, Zé Ramalho, Sá & Guarabira, Dori Daymmi, Domingos e Gilberto Gil, entre outros.
Estamos falando da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, o novo nome da Viola Caipira, que se apresenta no dia 16 de dezembro, a partir das 20h, no Centro de Convenções, comemorando cinco anos de existência com o show "MPB nas Dez Cordas". Por que a mudança? O maestro Villaça, criador e arranjador do grupo, ouviu os fundamentos do mestre Ivan Vilela, professor universitário de viola e padrinho do grupo.
Em outras palavras, mas simplificando bastante o assunto, viola brasileira é o nome do instrumento e é uma denominação mais ampla que "viola caipira", que limita a percepção do alcance instrumental e estilístico. Daí o "Orquestra de Viola Brasileira" de Atibaia. O espírito e a arte da viola brasileira vão muito além dos gêneros estritamente rurais e impregna todo o cancioneiro nacional, até mesmo os compositores mais identificados com o universo urbano. Afinal de contas, todos nós temos o interior dentro da gente.
Segundo a assessora de imprensa da orquestra, Mariza Lemos, a experiência de ouvir a OVBA representa "o dedilhar na viola, o timbre agudo e melódico que ecoa de suas cordas, o entusiasmo contagiante dos violeiros e o encantamento das belas canções que fizeram e fazem parte da trilha sonora de inúmeras pessoas. O som da viola resulta em emoção, uma mistura de sentimentos e anseios que encanta e cativa o público que tem a oportunidade de ouvir e se deixar atrair por sua magia".
A apresentação da OVBA tem patrocínio e apoio da MasterImplant, Zanoni Imóveis, Prefeitura de Atibaia, Mercantil Fernão Dias, Dança Sênior, Organização Contábil Doni, Rotary Club de Atibaia, Hidrautec, I-Móveis & Cia, Cintra Engenharia, Hospital Novo Atibaia/AMHA Planos de Saúde e Colégio Atibaia.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001