Publicado em 23 de Setembro de 2011

Escola particular faz diferença na educação em Atibaia

Seguindo a tendência nacional, em Atibaia as escolas particulares apresentaram as melhores notas no Enem realizado em 2010.

O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira, dia 12, o desempenho de todas as escolas do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Em Atibaia, as seis primeiras colocadas em um ranking criado pela Folha de S. Paulo são particulares. Uma escola pública ficou em sétimo e o 8º 9º e 14º lugares ficaram com escolas particulares.
Pelo ranking, ficou claro que em Atibaia existe a mesma tendência observada no país: o ensino privado tem melhor desempenho que o público. Apesar de haver diferença entre o ensino público e privado, na cidade nenhuma escola ficou abaixo da média de desempenho. A Folha calculou que a pontuação a partir de 554,06 é considerada acima da média. Entre 520,01 e 554,06, está dentro da média e, até 520,01, abaixo da média. Em Atibaia, das 19 escolas ranqueadas – entre privadas e públicas – 11 estão acima da média (oito privadas e três públicas) e oito dentro da média (sete públicas e uma privada).
A escola melhor pontuada em Atibaia ficou com média de 668,75 e a escola pública melhor pontuada com 602,66. No Estado de São, a média ficou em 561 e no Brasil, em 537. Participaram 4.608 escolas em São Paulo - 3.241 públicas e 1.367 particulares.

O ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as médias do Enem 2010 por escola estão publicadas no site do instituto (http://portal.inep.gov.br). As escolas estão divididas em quatro grupos, de acordo com o percentual de alunos concluintes do ensino médio que participaram do Enem. O Grupo 1 é aquele cuja taxa de participação é igual ou superior a 75%. O Grupo 2 reúne as escolas cuja participação está entre 50% e 75%. Do Grupo 3 fazem parte as escolas que apresentaram taxa de participação entre 25% e 50%. No Grupo 4 estão as escolas com taxa de participação inferior a 25%.
A assessoria deixa claro que, “pelo fato de o Enem ser um exame voluntário, dois aspectos devem ser considerados na análise das médias alcançadas por escola. O primeiro diz respeito às escolas com número reduzido de estudantes participantes do exame, o que torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. O segundo aspecto a ser considerado – e que vale inclusive para as escolas com alta taxa de participação no Enem – é que os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem”.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você está satisfeito com o atendimento do CIRETRAN de Atibaia?

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Deputado Emilio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001