Publicado em 17 d Agosto d 2018

Cachaça Zanoni, um nome de Atibaia que faz sucesso

A produção nacional de cachaça já superou o bilhão de litros por ano, e São Paulo é o maior produtor do País por concentrar grandes destilarias da bebida

Cachaça Zanoni

O jornalista David Boal comentou e o descendente Paulo César Zanoni lembrou que o nome vem de Edmundo Zanoni, que denomina o parque onde acontece a Festa das Flores e Morangos de Atibaia.
Produzida em Jarinu, a Cachaça Zanoni faz parte de uma história, que recentemente colocou o produto entre os itens com selo de qualidade no Estado de São Paulo. Até mesmo a universidade aderiu a esse desenvolvimento. A USP de São Carlos chegou a criar um concurso, cujo objetivo estava na seleção das melhores cachaças, tanto do ponto de vista químico quanto sensorial, além de fornecer ao produtor a posição e aceitação de seu produto dentro do conjunto de aguardentes avaliadas.
A produção nacional de cachaça já superou o bilhão de litros por ano, e São Paulo é o maior produtor do País por concentrar grandes destilarias da bebida. Entidade dos produtores iniciou há anos movimento no sentido de promover a aguardente de alambique, produto diferenciado das caninhas destiladas em processos industrializados. A finalidade da estratégia é aumentar as exportações e o consumo da cachaça paulista no mercado interno.
Cerca de 10% da aguardente brasileira é obtida por meio da destilação em alambique, processo artesanal que transforma o caldo de cana fermentado em um destilado cristalino, que pode ser comercializado imediatamente após a fabricação ou ser envelhecido em tonel de carvalho, processo que encarece o preço da garrafa e valoriza a bebida apreciada pura.
O método do alambique foi o trunfo para promover os destilados paulistas, que atinge nível de qualidade comparável com as boas aguardentes produzidas em outros cantos do País como Minas Gerais, por exemplo. Em Serra Negra e Jarinu, estão produtores voltados a esse trabalho.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001