Publicado em 27 de Abril de 2011

Índices de criminalidade sobem em Atibaia

No primeiro trimestre de 2011, o número de homicídios foi 25% maior que no mesmo período de 2010. Se comparado ao último trimestre de 2010, o crescimento foi de 50%.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou, no final da semana passada, os índices de criminalidade do Estado para o primeiro trimestre de 2011. Em Atibaia, houve crescimento no número de homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos, tanto em relação ao mesmo período de 2010 (janeiro a março), quanto com relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2010). No Estado, a tendência foi de queda, principalmente no número de homicídios. A capital paulista teve redução de 41,49%, a Grande São Paulo apresentou queda de 10,92% e o interior de 7,98%. Atibaia teve aumento de 25%.
A divulgação dos dados ocorreu no dia 15 e trouxe mudanças. Antes, no site da SSP eram divulgados apenas homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos. As informações eram atualizadas a cada trimestre. Agora, a Secretaria passou a divulgar outros índices, como homicídio culposo por acidente de trânsito, homicídio culposo (outros), tentativa de homicídio, lesão corporal dolosa, lesão corporal culposa por acidente de trânsito, lesão corporal culposa (outras), latrocínio, estupro, tráfico de entorpecentes, roubo a banco, roubo de carga, além do número de vítimas em homicídio doloso e em latrocínio. Segundo a SSP, a partir deste mês os dados da criminalidade do Estado de São Paulo passam a ser divulgados mensalmente e por distrito policial.
Como esses dados só passaram a ser divulgados agora, não é possível dizer se houve aumento ou diminuição em relação ao ano passado. Mas entre os índices que já eram divulgados, Atibaia apresentou crescimento em todos eles, contrariando o que ocorre em outras regiões. O índice de homicídios, por exemplo, é maior que o registrado em 2010. Entre janeiro e março de 2010 foram seis homicídios. Este ano, foram oito. Entre outubro e dezembro de 2010, apenas quatro – 50% a menos.
Os roubos e furtos também aumentaram. Foram 158 roubos no primeiro trimestre deste ano e 132 em 2010. Os furtos totalizaram 523 entre janeiro e março deste ano e 477 no mesmo período do ano passado. Roubos e furtos de veículos são índices também em crescimento. Houve 35 roubos e 89 furtos de veículos nos primeiros três meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram respectivamente 20 e 71. Os furtos ultrapassaram a média de um veículo por dia em janeiro e março – foram 34 furtos em cada um destes meses. Em fevereiro, foi um pouco menor – 21.
A polícia costuma comparar os índices não apenas com o mesmo período do ano anterior, mas também com o trimestre anterior, para traçar as políticas de combate ao crime. Em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2010), Atibaia também registrou aumento nos índices. O total de homicídios dobrou (de quatro foi para oito), foram 36 furtos, 42 roubos, 17 furtos de veículos e seis roubos de veículos a mais.
Além desses índices, há outros que antes não eram divulgados e serão atualizados mensalmente a partir de agora. Neste primeiro trimestre, não houve registro de latrocínio, homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e roubo a banco no município. Houve quatro tentativas de homicídio (todas em janeiro), 12 homicídios culposos por acidente de trânsito (não especifica que tipo de acidente ou quem é a vítima), 217 registros de lesão corporal dolosa, 164 de lesão corporal culposa por acidente de trânsito (também não especifica o tipo de acidente e quem são as vítimas), uma lesão corporal culposa, 15 estupros e 21 registros de tráfico de entorpecentes.
Os dados são do Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

Thais Otoni

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você está satisfeito com o atendimento do CIRETRAN de Atibaia?

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Deputado Emilio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001