Publicado em 10 d Julho d 2011

Viação Atibaia São Paulo quer aumento da tarifa de ônibus

Sistema de bilhetagem eletrônica permitirá à Prefeitura acesso aos dados referentes aos passageiros que passam pela catraca eletrônica

Onibus da Viação Atibaia

A Viação Atibaia São Paulo, concessionária do transporte coletivo na cidade, pediu à Prefeitura reajuste da tarifa de ônibus. Atualmente a passagem custa R$ 2,50; a concessionária pede que o valor passe para R$ 2,77.
Com o pedido, a Prefeitura deverá analisar a possibilidade por meio de uma Comissão formada pelos secretários de Planejamento e Finanças Roberto Rolli, de Administração José Benedito da Silveira, de Assuntos Jurídicos Mário de Camargo Sobrinho, e de Transportes e Transito Cláudia Nogueira.

Essa comissão, que foi nomeada esta semana pelo prefeito em exercício, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, deverá analisar as planilhas de custos apresentadas pela empresa concessionária e decidir por conceder ou não o aumento da tarifa.

Em 2009, a empresa concessionária pleiteou o aumento de tarifa e a Prefeitura negou, alegando que a informação da quantidade de passageiros transportados, um dos dados mais relevantes para a composição da tarifa, não era preciso, eis que o sistema de bilhete eletrônico ainda não havia sido implantado pela empresa. Na ocasião, o aumento foi obtido pela Viação Atibaia por meio de ordem judicial.

O sistema de bilhete eletrônico permitirá à Prefeitura acesso em tempo real aos dados referentes aos passageiros que passam pela catraca eletrônica. Com o acesso a dados operacionais mais precisos sobre o fluxo de passageiros transportados em cada viagem, será possível também otimizar o transporte coletivo rural e urbano de Atibaia, identificar novas demandas e redistribuir o número de viagens nas linhas existentes para a busca de melhoria contínua da oferta do serviço de transporte à população, bem como fornecer à Prefeitura de Atibaia os elementos necessários para a correta análise da procedência do pleito da Viação Atibaia São Paulo referente ao aumento do valor da tarifa.

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho, acontecerá o lançamento do sistema de Bilhetagem Eletrônica, que se inicia pela distribuição dos cartões eletrônicos para os idosos, que se enquadram na categoria de passageiros beneficiados com gratuidade de tarifa. A previsão é de que os cartões eletrônicos dos portadores de deficiência e doenças graves e crônicas - também beneficiários com a gratuidade da tarifa - sejam distribuídos em agosto, seguidos pelo vale transporte, passe escolar e usuários comuns. Somente com a utilização dos cartões eletrônico pelos passageiros pagantes é que a Prefeitura terá acesso de forma precisa ao número total de passageiros transportados, dado essencial para composição dos custos que indicarão o valor da tarifa correspondente.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001