Publicado em 29 de Maio de 2012

Atibaia tem duas novas creches comunitárias

A Prefeitura está prestes a inaugurar três outras creches públicas.

A Prefeitura está prestes a inaugurar três outras creches públicas.

Duas novas creches comunitárias foram inauguradas pela Prefeitura nesta quinta-feira (24) em Atibaia. As creches “Nova Geração”, localizada na Avenida São João (no centro), e “Pequeno Sol”, na Rua Bárbara Puzzoni Profeta (Jardim Roseli), já estão em funcionamento e atendem, juntas, 55 crianças de zero a três anos. Nas cerimônias de inauguração estiveram presentes o prefeito Dr. Denig, o vice Prof. Ricardo dos Santos Antonio e a secretária de Educação, Iete Rodrigues Reis, entre outros secretários e autoridades.
Atibaia conta agora com 19 creches ao todo, sendo 15 comunitárias e quatro públicas. “Com a emancipação da mulher, muitas famílias hoje necessitam do apoio do poder público em relação aos cuidados com a família. As creches são essenciais para a mulher trabalhadora, que depende de um local seguro para deixar seus filhos. A demanda por vagas em creches é muito grande na cidade, mas a Prefeitura tem trabalhado para atendê-la”, afirmou o prefeito Dr. Denig. Segundo ele, a parceria com entidades é essencial para isso. “Ao adotar o sistema de creches comunitárias, a Prefeitura conseguiu uma importante melhora no atendimento. Isso foi possível graças ao trabalho das entidades parceiras da Prefeitura. São elas que estão no dia a dia com as crianças, trabalhando na formação dos jovens. A Prefeitura está sempre junto, subsidiando as creches e acompanhando o processo pedagógico”.
A secretária de Educação, Iete Reis, elogiou o trabalho das educadoras e, em seu discurso, falou sobre a importância das creches comunitárias para Atibaia. “Cerca de 800 crianças estão hoje recebendo os cuidados das nossas educadoras. Temos que engrandecer e agradecer o trabalho das instituições parceiras, cada uma com seu modo de trabalhar. O Brasil é um país de diversidade muito rica e isso está representado nesse trabalho. Cada instituição tem sua maneira de preparar as crianças para o mundo, oferecendo todos os cuidados necessários e a educação para sua formação”, afirmou.
No caso da “Nova Geração”, a Prefeitura conta com o apoio entidade Missão Evangélica “Rohi M’ Kadesh”. Já a creche “Pequeno Sol” tem parceria com a Entidade de Assistência Social Dorcas. Nas cerimônias de inauguração, os representantes das entidades estiveram presentes e agradeceram o apoio e a confiança do Poder Público em permitir que as creches fiquem sob sua responsabilidade.
Durante a inauguração da “Pequeno Sol”, o prefeito Dr. Denig assinou mais um convênio com a entidade Dorcas, no valor de R$ 120 mil, para desenvolvimento de trabalho socioeducativo sob supervisão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Apoio à família
Mais do que um local onde crianças recebem cuidados e são preparadas para a vida, as creches comunitárias representam apoio à família, um local de confiança onde pais e mães têm a certeza que seus filhos são bem tratados e educados.
O desempregado Raimundo Nonato, de 41 anos, tem seu filho Nicolas, de 3 anos, matriculado na creche “Nova Geração”. Segundo ele, a creche ajuda bastante a família. “Minha mulher trabalha o dia todo e não tem como ficar com nosso filho Nicolas. Ele gosta muito de ficar na creche, onde é muito bem tratado e recebe muito carinho das monitoras”, contou.
A mãe Caroline Cocarelli, de 23 anos, também elogiou o modelo adotado pela Prefeitura de creches comunitárias e acredita que, assim como ela, muitas mães são beneficiadas. Sua filha Júlia, de 3 anos, está matriculada na “Pequeno Sol”, onde, segundo ela, “está em boas mãos”. “Ela aprende bastante coisa, tem um boa educação”, contou. Antes, ela pagava escola particular, que era longe de sua casa. Agora, ela se diz muito satisfeita com o trabalho realizado pela creche comunitária, que proporcionou uma vida melhor para sua família.

Educação infantil
Atibaia possui 19 creches, sendo 15 comunitárias e quatro públicas. As creches públicas são: Irene Janussi Franco (no centro da cidade), Judith Graciano (Alvinópolis), Aracy Sales (Cerejeiras) e Zilda Silveira (Imperial). Nelas, mais de 650 crianças são atendidas.
As creches comunitárias são 15: Raio de Sol (Caetetuba), Roque Dolci (Caetetuba), Terezinha do Menino Jesus – ASA (Centro), Clara Maria (Portão), Lar Maracanã (Maracanã), Lar Paraíso (Cerejeiras), Beija Flor (Tanque), Pingo de Ouro (Maristela), Mais Crescer (Alvinópolis), Mãe Natureza (Itapetinga), Lar Filadélfia (Alvinópolis), Sonho Meu (Laranjal), Santa Rita (Imperial), Nova Geração (Centro) e Pequeno Sol (Centro). Cerca de 800 crianças são atendidas nas creches comunitárias.
Além disso, mais de 650 frequentam as EMEIs – Escola Municipal de Educação Infantil. Portanto, são mais de 3.300 crianças, de zero a cinco anos, que estão matriculadas nas creches e EMEIs administradas pela Secretaria de Educação e rede conveniada.

Próximas
inaugurações
A Prefeitura está prestes a inaugurar três outras creches públicas. A primeira é a Creche Municipal “Rita Denig”, no centro da cidade, próximo à EMEIF Dr. José Aparecido Franco (Escola Cido Franco), localizada no bairro do CTB. No local haverá sala de berçário, para crianças de zero a um ano e meio, e também sala infantil, de um ano e meio a três anos. Ao todo, a creche municipal atenderá 40 crianças.
Ainda está prevista a inauguração da creche Flamenguinho, no Alvinópolis, que irá atender 50 crianças, e também a creche no Jardim Cerejeiras, com capacidade para 150 crianças. Esta última faz parte do programa PAC 2, do governo federal.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Paralelepípedos das ruas centrais de Atibaia deveriam ser substutuídas por asfalto?

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Deputado Emilio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001