Publicado em 17 d Setembro d 2013

Atibaia é maior produtora de morango do Estado e 3ª do país

O morango é o 2º produto que mais movimenta a agricultura local. Em 2013, são 4 milhões de pés plantados.

Imagem.

O morango é hoje o segundo produto mais importante na agricultura local, ficando atrás apenas da produção de flores. Osvaldo Maziero, da Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Jarinu, conta que a cidade já foi a maior produtora de morangos do país e hoje ocupa a 3ª posição. No Estado de São Paulo, porém, é líder.
Osvaldo conta que em 2013 temos na cidade 4 milhões de pés de morango, sendo que cada pé produz 800 gramas por safra. Quanto à geração de empregos, a conta é a seguinte: são contratadas 8 pessoas por hectare de terra e em um hectare é possível plantar 60 mil plantas.
A cidade tem 220 produtores entre pequeno, médio e grande porte. Dentro desse número, 70% é produção familiar. “A produção de morango em Atibaia começou nos anos 50, aproximadamente em 1958”, relata Osvaldo. Ele destaca que a escolha da cidade se deveu ao clima propício e á terra fértil.
PIMo
Além de liderar o mercado, o morango de Atibaia tem selo de qualidade. Cinco produtores já receberam a certificação PIMo (Produção Integrada de Morangos) da Embrapa. Na safra de 2012 esses produtores foram autorizados pela Embrapa a utilizar um selo garantindo a qualidade dos produtos. Para que esse documento fosse conquistado, houve a necessidade de reduzir a utilização de agrotóxicos, diminuir a agressão ao meio ambiente, garantir mais segurança ao trabalhador rural e produzir uma fruta mais segura para consumo.
O selo tem validade de três anos, mas durante esse período os fiscais vêm às propriedades para verificar e analisar se todos os requisitos envolvidos estão sendo rigorosamente efetuados. Caso algum produtor infrinja as regras, será autuado e suspenso da certificação.
“O PIMo é extremamente importante e os produtores querem aumentar ainda mais essa qualidade de morango. Além de melhorar a qualidade de vida dos consumidores, também melhora daqueles que trabalham na lavoura”, destaca Osvaldo.
Cada vez mais, o mercado mundial de frutas in natura e processadas tem voltado seus olhos para questões associadas à qualidade dos produtos e sua sustentabilidade. Neste sentido, sistemas de produção sustentável têm surgido para suprir essa demanda, dentre eles a produção integrada. A produção integrada de frutas tem como principal meta o monitoramento e rastreabilidade de todo o processo produtivo aliado à implementação de boas práticas agrícolas. Este trabalho tem como objetivo a avaliação dos impactos da implementação de dois tipos de controle biológicos concomitante à implementação da produção integrada do morango (PIMo) em propriedades rurais de Atibaia e Jarinu.
Atibaia foi a primeira cidade do Brasil a receber esse selo. O PIMo teve suas normas elaboradas em conjunto com várias entidades governamentais lideradas pela Embrapa e essas normas hoje valem para todo o Brasil. “Atibaia é o município pioneiro na implantação da PIMo e o único município no Estado de São Paulo com um selo de certificação da INMETRO pelos produtores participantes e em processo de certificação. A PIMo está alavancando a cultura do morango em Atibaia porque atrás dela vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade, SEBRAETEC”, afirmou o secretário de Agropecuária e Abastecimento de Atibaia, Alcides Ribeiro de Almeida Júnior.
Ele conta que recentemente a Associação dos Produtores de Morango de Atibaia assinou um convênio com uma entidade internacional (EUROSEMILHAS) que, a partir deste ano, vai possibilitar a importação das matrizes mais modernas e produtivas de morango do mundo, vindas da Universidade da Califórnia.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001